Uma residência moderna de dois pavimentos localizada em um terreno arborizado em Oakville, Ontário. Esta casa é composta por uma paleta monocromática de reboco, concreto, tijolo, tapume anodizado e uma mistura de vidro transparente e opaco.
A fachada que se volta para a rua limita a visão para dentro da casa, garantindo privacidade através do uso de vidro fosco e uma grande parede interior de concreto cuja altura atinge dois pavimentos e meio. Em contrapartida, os fundos se abrem para o exterior, expandindo a vista para o terreno bucólico e permitindo a entrada de luz no interior.
Concebida para uma família jovem, que procurava um lar contemporâneo onde a vida diária não fosse compartimentada em ambientes específicos, a planta da casa flui livremente, permitindo que os ambientes se mesclem harmoniosamente. Ao invés de serem definidos por paredes, os espaços são diferenciados por pequenas mudanças de nível e/ou de materiais, como por exemplo, o desnível para a área de estar ou a mudança do piso de concreto para madeira.
Na frente da casa, o visitante é recebido por grandes pastilhas de concreto deslocadas que se transformam, no interior, em um piso de concreto polido, que percorre até os fundos da casa, conformando uma estreita piscina de concreto no exterior. O concreto define a circulação, conduzindo até o interior da casa e em direção aos fundos, mas também atua internamente como transição entre a cozinha/sala de jantar e a sala de estar rebaixada.
Internamente, o piso de concreto desce, conformando a área de estar, cujos degraus se dobram para criar a borda da lareira, que está engastada em uma empena de concreto bruto, cuja altura chega a 2 pavimentos e meio. Esta empena de concreto atravessa verticalmente todos os pavimentos e também apóia a estrutura da escada metálica.
O desafio era solucionar todas as necessidades da família e, ao mesmo tempo, manter uma planta aberta. A planta em forma de “L” permite que todos os espaços recebam o máximo de luz, desobstruindo as vistas para o terreno arborizado e para as outras partes da casa e, ao mesmo tempo, criando ambientes privados.
Arquitetos: Guido Costantino
Projetista: Guido Costantino
Localização: Oakville, Canadá
Ano Projeto: 2011
Fotógrafo: Domenica Rodà